Gospel e Nerd entrevista canal Ignóbeis


Com a explosão de canais cristãos, alguns se destacam por sua originalidade. Estamos falando do canal Ignóbeis; que em pouco tempo de existência, já alcançou um número de mais de 9 mil inscrições e foi vencedor do Festival de Cinema Cristão! O canal conta com uma dose de humor em suas esquetes e vlogs, com o objetivo de alertar a igreja.
Felipe Henrique, do blog Gospel e Nerd, entrevistou um dos idealizadores, Fabrício Frugoli, que tem 35 anos, é pindamonhangabense e tem o sonho de ser video Maker! 


[Gospel e Nerd] Quem são os "Ignóbeis" e como foi o inicio de tudo? 

[Fabrício Frugoli] Hoje nos somos 7 pessoas, mas o canal começou com duas (Fabricio Valente e Felippe Mereu). Tudo não passava de uma brincadeira, falávamos dos youtubers que assistíamos. Um dia estávamos com um ipad na mão e começamos a gravar em casa mesmo e falar qualquer coisa. A brincadeira foi ficando séria e percebemos que queríamos dizer alguma coisa, ou melhor, tínhamos algo a dizer! Aí pedimos a ajuda de um amigo para editar os videos; chamamos o Zack! Falamos pra ele que seria um vídeo de informações sobre acontecimentos do mundo cristão e que iríamos dar nossa opinião sobre esses acontecimentos, mas as coisas foram mudando bem rápido! E fomos encontrando nossa "praia", nossa área de atuação e hoje somos um canal que tem um posicionamento de defender valores bíblicos, muitas vezes denunciando absurdos  da atualidade "gospel" ou apenas opinando sobre vários assuntos em forma de sketch de humor e vlogs. Assim acreditamos estar amando a igreja!




[Gospel e Nerd]  Vocês sentem liberdade para criar conteúdo ou recebem algum tipo de censura/rejeição ao produzir alguma esquete? 
[Fabrício Frugoli] Embora à internet seja um lugar democrático e onde nós podemos nos expressar com liberdade, no meio dos YouTubers cristãos, pelo menos os que eu conheço, ainda enfrentamos muitos tabus e temos que tomar certos cuidados. Eu creio que no nosso caso de um canal de humor,  pensamos que o limite do humor é o pecado! Quando você ofende alguém é pecado! Mas existe um equilíbrio dentro disso, tem pessoas que se ofendem com qualquer coisa, existe um pouco de falta de tolerância em alguns casos no que se diz respeito a buscar entender uma piada. Por causa disso entendemos que existem algumas coisas que precisam ser ditas mesmo que alguns não gostem, pois também temos a missão da denúncia para alertar a igreja. Sabemos de pessoas que ficaram incomodadas com alguns vídeos nossos mas nunca chegaram a nos censurar diretamente; creio que talvez por não entenderem muito bem o que queríamos dizer. Mas às vezes admito que nos expressamos muito mal também (risos), agora, rejeição tem muita!  Principalmente quando falamos dos ídolos gospel, pois o nosso conteúdo é meio áspero para algumas pessoas, embora eu ache muito de boa! Precisamos aprender a dar risada os dos outros se não a coisa fica difícil.



[Gospel e Nerd] Como vocês escolhem os temas, assuntos que vão ser abordados no canal? Qual vídeo vocês consideram até agora, o mais interessante já produzido? 
[Fabrício Frugoli] Na verdade os temas vão surgindo conforme percebemos as coisas a volta gritando aos nossos ouvidos. Ultimamente temos recebido alguns roteiros de amigos, um deles é o Profetada Gospel.  Nós nos preocupamos mais com que as pessoas precisam ouvir do que com o que elas querem ouvir! O vídeo que a nossa equipe ou a maioria dela mais gostou foi o vídeo "ou vai ou Rocha". Creio que pela qualidade do roteiro que foi feito por Elton Ferraz, um dos ignóbeis que hoje faz parte da diretoria. O roteiro estava bem enxuto tecnicamente e a produção foi bem divertida! Gostamos muito do resultado sem falar na participação do nosso amigo Kiko De la Rocha do canal "Porta Estreita".


[Gospel e Nerd] Vocês recebem algum tipo de patrocínio, alguma ajuda com materiais pra gravarem os vídeos ou apenas usam o que tem em mãos? 
[Fabrício Frugoli] Nós somos curiosos; isso nos fez aprender algumas técnicas simples para pelo menos conseguimos passar nossas ideias. Conseguimos pagar a câmera que usamos, uma T3i com a lente do Kit, a pouco tempo e também ganhamos  um computador  do Gilson Andreazzi, diretor do Porta Estreita e grande amigo nosso, fora isso não recebemos recursos de outras pessoas e ainda não ganhamos nada do AdSense. Estou buscando uma formação na área isso é um projeto que precisa ser concluído rapidamente

[Gospel e Nerd] Como vocês enxergam o contato do Cristão com a internet e audiovisual?  Quais conteúdos ou quem vocês costumam acompanhar na internet?    
[Fabrício Frugoli] Hoje sou inscrito em muitos canais na internet e posso dizer que uma grande parte deles são canais cristãos. Às vezes até me perco dentro de tanto conteúdo, pois são mais de 200 canais. Nem consigo acompanhar a todos, mas acho que os YouTubers cristãos ainda são acanhados devido à preocupação com diretrizes que ainda não tenho certeza se ajudam ou atrapalham, mas a busca pela excelência no meio cristão sempre foi assim, demora um pouco pra galera acordar. E toda aquela conversa de que "Deus aceita se for feito com coração" que fazia com que as pessoas fizessem as coisas de qualquer maneira está acabando, isso é muito bom! A internet hoje eu diria que é o veículo mais fácil, barato e rápido para fazermos divulgação de qualquer coisa que quisermos. Demoramos um pouco pra aderirmos a isso, mas creio que usando  devidamente é uma ferramenta muito poderosa na mão dos cristãos

[Gospel e Nerd] Quais são os planos para o futuro do canal? Vocês tem mais algum novo projeto em mente?
[Fabrício Frugoli] Temos várias idéias borbulhando em nossas mentes, coisa de louco (risos). Algumas destas idéias estão virando projetos, queremos mesclar com as esquetes de humor, vlogs, algumas entrevistas e quadros interessantes, algo que seja um pouco mais interativo. Temos também um projeto mais audacioso! Queremos produzir um curta metragem . Já estamos com um roteiro em fase de acabamento e queremos muito  lançar este filme no segundo semestre de 2016!
Foi um prazer galera um abraço a todos! Deus abençoe!