Fuja do Hedonismo


O hedonismo (do grego hedonê, "prazer", "vontade") é uma teoria ou doutrina filosófico-moral que afirma ser o prazer o supremo bem da vida humana. Surgiu na Grécia, e seu mais célebre representante foi Aristipo de Cirene. O hedonismo filosófico moderno procura fundamentar-se numa concepção mais ampla de prazer entendida como felicidade para o maior número de pessoas. O significado do termo em linguagem comum, bastante diverso do significado original, surgiu no iluminismo e designa uma atitude de vida voltada para a busca egoísta de prazeres momentâneos. Com esse sentido, "hedonismo" é usado de maneira pejorativa, visto normalmente como sinal de decadência.*

Vamos imaginar por um momento que a nossa vida não tem um objetivo maior ou uma meta a se alcançar, e que na realidade apenas existimos de maneira aleatória, sem nenhum tipo de percurso a caminhar, tendo como o nosso ponto alto de vida pequenos prazeres de momento que de fato são bons a curto prazo, mas que a longo prazo não possuem significado nenhum; sendo necessário então preencher todos os momentos da vida com esses pequenos prazeres, porque ou fazemos isso, ou não fazemos nada. Consegue imaginar viver assim? Não? Algumas pessoas conseguem. São os chamados hedonistas, como o nome já diz, os que seguem a doutrina do hedonismo, explicado um pouco mais acima.

Pra explicar isso de uma maneira mais prática, vou usar como exemplo um jogo chamado “Goat Simulator”. Como o nome em inglês já fala, é um simulador de cabra, onde você passa a controlar uma cabra (ou bode) em vários cenários, desde uma cidade do interior a cidades de MMO. É um jogo bastante surtado, aliás, já que de simulador mesmo só o nome, nada nesse jogo é comum do cotidiano de uma cabra. Basicamente você pode fazer qualquer coisa (qualquer coisa, mesmo), desde arrastar pessoas com a língua a andar de montanha russa, sair voando com um foguete nas costas, fazer o FUS-RO-DAH do Dovahkiin (pesquise no google). É muita opção do que fazer, porém, o jogo não tem objetivo nenhum.
Quer dizer, até tem, existem troféus escondidos nas fases que liberam vários tipos de cabras diferentes, mas de uma maneira geral, não existe nenhuma obrigatoriedade, ou indicação, de que você tem algo a fazer,  um objetivo a cumprir ou coisa parecida, o que você faz basicamente é causar o caos na cidade, é a liberdade de ação do GTA levada a última consequência, o jogo sequer tem história ou uma linha de raciocínio, nada, absolutamente nada que represente início ou fim, nada.

Se essa realidade fosse exclusiva de um jogo, ou de jogos em geral, tudo bem! Jogos podem ser assim, nós podemos jogar apenas para uma diversão casual, sem um objetivo em mente, apenas buscando o prazer de estar ali jogando, saudavelmente, claro. O problema é que algumas pessoas querem levar a vida como se fosse um goat simulator, sem objetivo algum, buscando apenas diversões casuais, justificando sua vida como uma busca incessante por mero prazer. Esse tipo de comportamento não condiz com a verdade das Escrituras, que é a nossa verdade.


A busca pelo prazer inconsequente trouxe vários problemas para Sansão, Davi e Salomão. Prazeres esses que lhes custaram muito caro depois; a paz familiar, a sanidade e até mesmo a própria vida, que foi o caso de Sansão. Uma vida inconsequente, hedonista, é uma vida que não passa impune, todos os que assim escolhem viver pagam um preço alto, às vezes maior do que a própria pessoa possa pagar.

Nosso objetivo nessa vida não é a busca por prazeres, como muitos pregam, mas sim, uma vida de santidade, como é dito em 1 Tessalonicenses 4:2-5 – "Pois vocês conhecem os mandamentos que lhes demos pela autoridade do Senhor Jesus. A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa, não com a paixão de desejo desenfreado, como os pagãos que desconhecem a Deus". Vida de santidade e vida de prazer desenfreado são duas coisas que não se juntam, são como água e óleo, até podem ser colocados em um mesmo vasilhame, mas se manterão separados.

Não busque o prazer pelo prazer, não seja como a cabra do Goat Simulator, seja como a ovelha do aprisco do Senhor.

*wikipédia

Samuel Soares tem 26 anos, é auxiliar de TI, membro da Igreja Batista Aliança em Fortaleza - CE, e como é de se notar, um mega fã e entendido de cultura nerd.