Deixar de ver para enxergar


Demolidor (em inglês, Daredevil, que significa "demônio desafiador", ou "ousado") é um personagem de HQ da Marvel Comics, criado por Stan Lee e Bill Everett. Sua primeira aparição se deu já em sua própria revista, em 1964. No Brasil, suas histórias foram publicadas pela primeira vez pela editora Ebal, em 1968. Hoje, o personagem tem revista própria pela editora Panini Comics. Na editora G.E.A., nos anos 70, o personagem recebeu o nome de Defensor Destemido, tradução que, embora extensa, é mais fiel ao original*.
Após sofrer um acidente, atropelado por uma caminhonete carregada de produtos químicos, Matt Murdock nunca mais foi o mesmo. Bom aluno e excelente atleta, teve sua vida completamente alterada por uma condição única, a cegueira. Porém, por causa dos produtos químicos os quais ele foi exposto, Matt desenvolveu seus sentidos restantes a níveis sobre-humanos, ganhando inclusive um “sentido de sonar” (dependendo do roteirista é um novo sentido ou somente a audição mega amplificada), substituindo sua visão, permitindo que ele “enxergasse” novamente, porém de uma forma completamente nova e sem precedentes.

A história do Demolidor, pelo menos em seu início, se parece muito com a história de Paulo, que era Fariseu, perseguidor de cristãos (lembre-se que o cristianismo era considerado uma seita pelos Judeus da época) e estava a caminho da cidade de Damasco para continuar sua tarefa. Porém, antes de chegar a cidade, Jesus aparece (na verdade foi só a voz, mas Ele se identificou como Cristo, então dá no mesmo) para ele num clarão vindo do céu que o derrubou do cavalo e o cegou. Por 3 dias Saulo ficou cego, não comeu nem bebeu até que Ananias, enviado pelo Senhor, lhe impôs a mão e finalmente Paulo voltou a enxergar. A Palavra fala que saíram escamas de seus olhos e após isso levantou, foi batizado e então foi comer.
O resto da história de Paulo muitos já conhecem, as viagens, os apedrejamentos, prisões, etc, etc, mas tudo isso aconteceu porque em um momento de sua vida ocorreu uma transformação, uma mudança, que fez com que ele enxergasse a vida e sua fé de maneiras completamente diferentes, uma maneira totalmente nova de ver o mundo que o cercava e qual seu papel nele.
Como disse, embora parecidas apenas em seus inícios, não podemos negar que tanto Paulo quanto Matt Murdock são exemplos de como as adversidades podem mudar nossas vidas para sempre, de maneira que nem podemos imaginar. E não podemos nunca nos esquecer de que existe alguém que nos auxilia e nos dá provisão, tanto na cegueira como na visão, que é Cristo, que é aquele que tira a escama do pecado dos nossos olhos e nos dá o sonar do Espirito Santo, mudando completamente a forma como enxergamos o mundo a nossa volta, de uma forma completamente nova e sem precedentes.
*Wikipedia.

Samuel Soares tem 26 anos, é auxiliar de TI, membro da Igreja Batista Aliança em Fortaleza - CE, e como é de se notar, um mega fã e entendido de cultura nerd.