Gospel e Nerd entrevista No Barquinho

No Barquinho é um dos sites mais conhecidos e acessados no meio cristão. Além da originalidade, a abordagem do conteúdo é bastante dinâmica, sendo debatido através de colunas, mas principalmente através de podcasts!
O site foi um projeto de três amigos: Pedro Angella, Thiago Ibrahim e Matheus Soares que objetivavam "usar seus talentos em favor do Reino", segundo eles mesmos.
Thiago tem 29 anos, é batista e reside em São Gonçalo-RJ. Pedro tem 29, é presbiteriano e mora em Botucatu-SP. O Matheus tem 33 anos e é membro da Igreja do Nazareno em Campinas-SP.
A equipe do Gospel e Nerd, mais especificamente o nosso co-moderador Felipe Henrique, conseguiu uma exclusiva com esses caras que, prontamente atenderam ao nosso pedido e foram muito abertos em falar de seus projetos, suas profissões, conquistas e opiniões. 


[Gospel e Nerd] Como começou o site No Barquinho e quem são os tripulantes dessa embarcação?
[No Barquinho] O site começou com a interação entre o Pedro, Thiago e Matheus a partir de comentários do podcast Irmaos.com #128 - Deixados Para Trás. Este foi o primeiro podcast gravado pelo Pedro, e a partir daí, da interação dos comentários e fora deles, pelas redes sociais, o contato tornou-se amizade!
Além do Pedro, Thiago e Matheus, temos na tripulação: Jaqueline Lima (que hoje está à frente do Delas); Daniel Sas (vitrinista); Chico Gabriel, Thiago André Monteiro e Alexfábio Custódio (À Deriva), Lucas Teles (textos) e Cacau Marques (podcast), além do Joel Mozart, que tem feito charges dos episódios e Renata Melanias e Laís D'Andréa, no podcast Delas.

[Gospel e Nerd] Qual foi a motivação, o propósito inicial do site? Vocês se surpreenderam com o alcance do site hoje? 

[No Barquinho] A motivação foi produzir um conteúdo mais crítico e ao mesmo tempo mais descontraído em relação à vida cristã, já que não encontrávamos isso quando começamos. Vimos nisso um diferencial e apostamos nisso. 

Na realidade, nunca tivemos a real noção do alcance de tudo o que produzimos: recebemos emails ou comentários tão tocantes que percebemos tanto o alcance do que fazemos quanto nos renova e nos incentiva a continuar. 

[Gospel e Nerd] Além do site vocês estudam e trabalham no quê? Como conseguem conciliar as coisas? 
Pedro: Trabalho em um laboratório de produção de animais para pesquisa, sou formado em Ciências Biológicas - Licenciatura. Apesar da edição tomar muito tempo, o retorno faz compensar o esforço!
Thiago: Trabalho com Marketing digital numa agência de comunicação no Rio. Assim como o Pedro e o Matheus acabo desenvolvendo o trabalho no #NB nas horas livres.
Matheus: Sou administrador de banco de dados, cursei Gestão de T.I. e MBA em Gestão de Projetos. O NB vai muito além do que um simples hobby para mim, portanto tento utilizar boa parte do meu tempo livre para me dedicar à ele, embora muitas vezes seja difícil devido às responsabilidades em casa e na igreja.


[Gospel e Nerd] Como vocês encontram temas interessantes que consiga atrair ouvintes para seus podcasts? 
[No Barquinho] Os temas que gravamos são justamente os temas que gostaríamos de ouvir! Desde o começo tentamos sair do lugar-comum de gravar sobre algo e complementar com o ponto de vista cristão. Então exercitamos nossa imaginação, botamos a cabeça pra trabalhar e é assim que os podcasts acontecem!  ;) 


[Gospel e Nerd] De todos os podcasts já gravados e postados, qual vocês mais gostaram de fazer?  
[No Barquinho] Temos vários preferidos, e por motivos diferentes: 

Pedro: #NB Músicas da nossa Infância, por ser um tema que queria gravar desde o começo do NB, e também porque me diverti muito gravando! 

Thiago: O episódio mais legal de gravar e também de ouvir, pra mim, foi o #NB56 em que falamos sobre oração numa conversa bem informal. Tanto na gravação quanto ouvindo o episódio editado, fui muito edificado e acredito que muitos ouvintes nossos também.
Matheus: Destaco dois que saíram ano passado: "O que é melhor?", a gravação foi muito engraçada e o resultado final foi muito bom e o "Política: pra que?", que é um assunto que eu gosto muito e conseguimos transmitir exatamente o que queríamos com esse podcast.


[Gospel e Nerd] 
Recentemente o No Barquinho lançou um podcast feminino chamado 'Delas', como vai funcionar esse projeto? 
[No Barquinho] O podcast Delas é um projeto que está na nossa mente desde o início de 2014, que deslanchou no início de 2015. O podcast conta com a Jaqueline Lima, nossa tripulante, Renata Melanias, esposa do Abner (GraçaCast) e Laís D'Andréa, até então ouvinte que gravou dois NBs com a gente. É um podcast feito por mulheres e para mulheres, com a ênfase de que todas são cristãs, e esse é o diferencial. O podcast Delas é mensal, e vai ao ar todas as terceiras sextas-feiras do mês.


[Gospel e Nerd] Como vocês enxergam a aproximação do Cristão e a internet hoje?
[No Barquinho] Como já dissemos no início, estamos todos inseridos no mundo em que vivemos, e a internet faz parte dele. Com o fácil acesso a uma conexão de internet e computadores/telefones mais acessíveis, é bem fácil estar conectado.
Acreditamos que, da mesma forma que o cristão deve imitar a Cristo na vida "analógica", assim também deve ser na vida digital, e ser um influenciador de forma positiva, filtrando o que vê e ouve, assim como faria em qualquer lugar. 






[Gospel e Nerd] 
Quais conteúdos e/ou quem vocês acompanham na internet? 
Pedro: Gosto de acompanhar sites de tecnologia (Tecnoblog, Cocatech, Gizmodo, MacMagazine, BlogDoiPhone), podcast em geral (Nerdcast, Braincast, Tecnocast, Mamilos, Cocatech, Irmaos.com, BTCast, À Deriva, Delas…), além de poucos vlogs.
Thiago: Desde que descobri a mídia podcast nunca mais parei de ouvir porque considero uma forma muito divertida de adquirir conhecimento. O primeiro podcast que ouvi foi o "Nerdcast" e depois de ter me identificado com a mídia, conheci todo o conteúdo de irmãos.com, que foi onde conheci o Pedro e o Matheus. Ouço vários podcasts, mas alguns têm download automático no meu app de podcasts, como por exemplo: Irmãos.com, BTCast, Café Brasil, Braincast, Scicast, Cinecast, Podcast 2 em 1, Tecnocast e Sal da Terra.
Matheus: Acompanho sites de tecnologia em geral, além dos podcasts, principalmente: Nerdcast, Café Brasil, NBW, O nome disso é mundo, Irmaos.com, BTCast, 99vidas.


[Gospel e Nerd] Vocês participaram da confecção do livro 'Start para o dia'?' Como os leitores podem adquirir, e pode dar spoiler do que vamos encontrar por lá? haha 
[No Barquinho] Participamos desde 2012 da confecção do devocional Start Para o Dia; nossos textos aparecem nas edições 2013, 2014, 2015 e também na futura edição de 2016. Sim, eles são MUITO adiantados!
Não tem muito spoiler do que aparece por lá não! São devocionais diretas, contextualizadas, e posso dizer: diferente das devocionais tradicionais que conhecemos!
Para adquirir a versão 2015, dá pra comprar pela BTStore.

[Gospel e Nerd] Quais são os planos para o futuro do site, tem mais algum novo projeto vindo por aí?
[No Barquinho] Nada a longo prazo em vista, mas estamos o tempo todo pensando em algo novo e ~revolucionário~ pro futuro! ;)

Quer ouvir os Podcasts dessa galera? Selecionamos aqui alguns dos que foram citados na entrevista: