10 fatos em comum entre a história de Superman e a de Jesus

Por Jimmi X., via Legião dos Heróis.
Criado por Joe Shuster e Jerry Siegel,  Superman teve sua primeira aparição em 1938. Vindo a se tornar o maior de todos os super heróis já criados. Mas há fatos inegáveis sobre a história do nosso querido azulão 
que só aprendeu a usar a cueca por baixo do uniforme recentemente 
que podem ser associados a maior história conhecida pela humanidade.
Lembrando que este post não esta sendo feito a fim de dissuadir ninguém, todos tem o direito de acreditar ou de não acreditar naquilo que lhe for mais apropriado. Apenas uma observação de um fã, que respeita ambas histórias.

A começar pelo seu nome...
Como todos (ou a maioria) sabem, o nome de nascimento do Superman é Kal-El.
“Kal”vem a ser seu nome e “El” seria como sobrenome .
Na língua hebraica, “El” (Elohim) é uma palavra que pode ser usada para se referir a divindades, no caso da bíblia, Deus.
Ou seja Kal seria um filho de "Deus".

Pais biológicos
Da mesma forma que Deus envia seu filho para a Terra para salvar e disseminar esperança à humanidade, os “El”, Jor e Lara, enviam Kal.
Não apenas com o intuito de o livrar da destruição de seu planeta natal, mas com o conhecimento de que nosso mundo o tornaria especial entre os humanos e na confiança de que viria, um dia, a proteger e defender os mesmos.
Podemos lembrar da citação de Jor-El: "Tudo o que sou, tudo o que sei eu transmito a você, meu filho. E o filho se torna o pai e o pai se torna o filho", parecida com a passagem do texto de João (bíblia) "Eu e o Pai somos um".
Ambas as frases identificando a uni-presença entre pai e filho.

Pais adotivos
Os pais de Clark, Martha e Jonathan Kent, representariam os pais de Jesus, Maria e José (Mary e Joseph), respectivamente.
Na Era de Ouro, seus nomes eram John e Mary!
Tendo ainda como conhecimento que Jonathan (John) possui “Joseph” como seu nome do meio, ou seja Jonathan Joseph Kent.

Infância e origem humilde
Sabemos que Jesus nasceu em Belém, uma cidade ao sul da Judeia. Sem lugar para ficar, Maria e José encontraram abrigo num estábulo. Horas depois, Maria daria à luz a Jesus ali mesmo.
Com Kal-El não foi muito diferente. Ao sua nave cair na Terra, encontraria a pequena cidade de Smallville (Alguém mais sentiu a redundância ?) no Kansas. Kal seria, minutos depois, encontrado por seus pais adotivos e levado para viver com eles em sua fazenda.
A fazenda Kent era grande e atendia muito bem às necessidades de Jonathan e Martha. Porém, Smaville, sendo comparada com as demais cidades bem desenvolvidas, era considerada “medíocre” e seus habitantes uns grandes “caipiras” plantadores de milho.

A viagem
Igualmente a Jesus,Clark viaja sozinho para uma região remota, para poder se encontrar espiritualmente, Clark foi para o Ártico e Jesus para o Deserto.
Alguém aí disse Fortaleza da Solidão?

O inicio da lenda
Aos 30 anos de idade Jesus deu inicio à sua jornada em ministrar a palavra de seu pai e reunir discípulos.
Com a mesma idade, Clark Kent se torna Superman, em busca da verdade e da justiça.

Fonte de sua força
Jesus tem teu apoio dos "céus" ,onde busca seus ensinamentos e força divina.
Superman também tem sua força vinda dos céus, mais especificamente do Sol.

Persuasão
Mesmo tendo o poder de extinguir todo e qualquer um que for contra seu conceito de vida ou que tentar entrar em seu caminho, ambos lutam pelo livre arbítrio do povo.
Apenas espalhando o bem e lutando pela verdade, na espera de que as pessoas sigam o exemplo deles, mas nunca obrigando ninguém. Esse é um dos motivos de Superman não se candidatar à presidência.
Lembrando que esse conceito é sobre o" fazer pensar", claro que Superman não evitaria esforços para dar alguns bons socos em nome da justiça, quando fosse necessário defender alguém.
E não levando em conta os vários paralelos conhecidos, apenas tendo como base o Superman da Terra 2, aquela que mais estamos acostumados.

Esperança
O tão famoso significado do Simbolo da casa dos "El" foi revisado em 2013.
No filme Man of Steel, Lois Lane questiona o significado do "S" no uniforme do Superman, ele a explica que, em seu mundo, aquilo não é um "S", mas sim, um simbolo para Esperança.
Seria como dizer que, enviado para a Terra, Kal-El traria novamente esperança para seus habitantes, os guiando em suas jornadas.
Assim como foi com Jesus Cristo.

Vão mata-lo !
Novamente, em Man of Steel, temos uma passagem quando Jor-El e Lara vão enviar Kal para a Terra.
Lara, com medo, questiona a ideia de Jor:
- Ele vai ser um excluído, uma aberração. Vão matá-lo!
Jor por contra parte a responde:
- Como? Ele será um Deus para eles.

Bônus
O que dizer destas duas imagens?(Tiradas de Superman All Star)

E aí, nerds? Conseguem lembrar mais alguns pontos comuns?