A força e a sabedoria

O mês de Agosto, para os batistas mais especificamente, é o mês dos adolescentes e jovens, isso porque neste mês são comemorados o dia do adolescente batista(primeiro domingo), o dia do jovem batista(terceiro domingo), além do dia do Embaixador do Rei, que é um grupo de interação, esporte e estudo da palavra voltado para meninos. Na igreja onde eu congrego, durante o mês de Agosto, as programações da igreja, principalmente os cultos, são de responsabilidade dos jovens e dos adolescentes. Um tema sempre é escolhido para se trabalhar durante o mês, o desse ano, especificamente, foi “Força e Sabedoria”.
Olhando a Bíblia, a gente pode encontrar vários exemplos de pessoas fortes e/ou sábias. Temos Davi, que derrubou o gigante Golias utilizando uma Funda; Sansão, que fez várias coisas, e matou mais de 3000 homens quando destruiu o templo de Dagom; José do Egito, que precisou de muita sabedoria durante toda sua vida, desde escravo a governador; Salomão, que foi o homem mais sábio do Oriente na sua época e por várias eras e ainda hoje é referência de homem sábio.

É Interessante pensar que as qualidades exibidas por esses homens, foram exibiram porque Deus os abençoou, e porque eles foram fiéis a Deus. Fato esse comprovado quando Sansão perdeu sua força com a quebra do pacto de Nazireu e Salomão, que começou a adorar outros deuses, perdeu a sanidade já nos finalmentes de sua vida. O que cada um desses homens tinham, eram características que vinham de Deus, não pertencia a eles mesmos, era algo que Deus lhes concebeu para que a obra fosse realizada.
Algo muito parecido acontece com Billy Batson, o Shazam (Eu sei, é Capitão Marvel, mas desde 2011 que a DC o chama de Shazam, então vai ficar Shazam mesmo). Sempre que Billy fala o nome "Shazam", ele é instantaneamente atingido por um raio mágico que o transforma em um super-herói adulto com poderes sobre-humanos (e vice-versa, uma vez que o personagem pode voltar a forma infantil da mesma forma). Os poderes do Capitão Marvel são oriundos de seis personagens que lhe concedem algumas características — sendo eles, Salomão (sabedoria), Hércules (vasta força física), Atlas (resistência, invulnerabilidade), Zeus (poder), Aquiles (coragem) e Mércurio (velocidade, capacidade de voo).
Na história, o jovem Billy é escolhido pelo mago Shazam por sua bondade interior e sua capacidade para fazer o bem. Billy Batson, assim como os personagens bíblicos citados, não possui força própria, no sentido físico da coisa, ele é só um garoto, que ganha os poderes para realizar a obra que é a de manter a paz e a justiça na terra.
Diferente de Billy, que é escolhido por ser bom, somos escolhidos por Deus sendo pecadores e maus. Nossa força e nossa sabedoria são corruptas e decaídas, mas nosso Deus, através de sua graça e misericórdia, nos permite ter a Sua força, Sua sabedoria, os frutos de Seu espírito que moldam o nosso caráter e nosso entendimento.
Que a gente possa sempre entender que aquilo que Deus nos dá não é por merecimento ou para nossa glória, o que recebemos de Deus é por graça e de graça para que possamos realizar sua  obra. Que nós possamos fazer como Billy, e sempre clamar por nosso Senhor no momento da dificuldade, reconhecendo que não é a nossa força e nem nossa sabedoria, mas sim A GRAÇA, que nos permite derrubar gigantes e vencer desafios inacreditáveis.


Samuel Soares tem 25 anos, é auxiliar de TI, membro da Igreja Batista Aliança em Fortaleza - CE, e como é de se notar, um mega fã e entendido de cultura nerd.