Calvin e Haroldo inspirados em Calvino e Thomas Hobbes

Criado pelo americano Bill Watterson, Calvin é um pirralho de 6 anos que dedica parte integral do seu tempo para infernizar a vida de seus pais, sua vizinha, sua babá, sua professora e, não raro, de seu tigre de pelúcia. Um guri que possui as preocupações de um adulto, mas as reações de uma criança. Daí o barato!

Segundo o autor, o nome Calvin veio do teólogo João Calvino, que viveu entre 1509 e 1564 e discorria cerca da depravação total do homem e acerca da predestinação (várias tiras retratam Calvin discutindo predestinação com Haroldo).

            Ao contrário de que muitos pensam, Calvin não foi baseado nas memórias de infância do autor. Palavras do autor: "Uma das coisas mais divertidas em escrever Calvin é que geralmente não concordo com suas atitudes... Eu uso Calvin como um modo de deixar minha imaturidade fluir".


Haroldo é o tigre de pelúcia que tenta, na medida do possível, enfiar um pouco de juízo na cabeça de Calvin. Conforme o próprio Calvin, Haroldo é o melhor amigo que alguém poderia ter.

O nome Hobbes (Haroldo) vem do filósofo do século XVII Thomas Hobbes, autor da célebre frase “O homem é lobo do homem”- ou seja, cada homem é predador de seu próximo. Thomas possuía uma visão obscura e pessimista da humanidade, que o tigre compartilha.

Muitas coisas que fazemos e nos parecem normais, para ele são estúpidas e sem qualquer explicação lógica, como podemos ver em tiras em que Haroldo aparece questionando o tratamento que estamos dando ao planeta. Como na maioria dos animais, Haroldo possui a paciência e o bom senso, que são cada vez mais raros em muitos de nós. O traço de Haroldo foi inspirado em Sprite, uma das gatas que o autor possuía. "Sprite não apenas me forneceu as características faciais e a idéia do corpo longo do Haroldo, como também foi modelo para a sua personalidade única." disse ele.

De acordo com Watterson, a fonte dos dois nomes é entendida como uma piada para as pessoas que estudam ciência política e filosofia, e que poucas pessoas iriam perceber!


Agora que você já sabe, confira as paródias daqueles que não perdoam nada!


Texto adaptado de Leitura.com Calvin & Haroldo. Referências: 
  • Bill Watterson. Os dez de Calvin e Haroldo. 1 ed. Brasil: Best News, 1996. 2 vol. vol. 1. ISBN 98509211
  • Calvin and Hobbes Trivia