10 personagens dos quadrinhos inspirados na Bíblia

Todo material serve como fonte de inspiração. E por que não o livro sagrado cristão? Quebrando alguns dogmas e expandindo o horizonte de ideias, alguns roteiristas começaram a utilizar temáticas religiosas para construir e desenvolver excelentes personagens e enredos. Veja aqui 10 personagens que, de alguma forma, sofreram uma influência bíblica:


Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse
Os quatro seres criados pelo vilão Apocalipse são claramente os mesmos mencionados na bíblia. Eles compartilham os mesmos nomes (Peste, Guerra, Fome e Morte), a diferença é que na história dos X-Men muitos personagens já assumiram seus lugares como Cavaleiros em épocas diferentes (Anjo, Wolverine, Gambit, Psylocke, Ciclope etc).


Zauriel
Um anjo da guarda que abriu mão de sua imortalidade para vir à Terra e supostamente amar uma mortal. Zauriel foi da Liga da Justiça da América durante a passagem de Grant Morrison pelo título.
Vandal Savage
Um homem das cavernas que ficou muito próximo a um meteorito e se tornou imortal, isso todo mundo sabe.
O que alguns não sabem é que foi revelado em Crise Final: Revelações que há muito tempo, o vilão foi “inspiração” para Caim, filho de Adão que se tornou o primeiro humano a matar outro. Se você comprar essa ideia e assumir que existe um Caim no Universo DC de verdade, é bem provável que Vandal tenha aparecido nas escrituras sagradas com algum outro nome.
Liandra
Liandra é a  personagem da HQ Fallen Angel de Peter David. É uma "anja" que foi banida do Paraíso por ter matado um homem, e agora protege a cidade de Bete Noire, a única cidade na Terra que Deus não possui nenhum controle.
Sansão
O homem mais forte dos contos bíblicos já apareceu diversas vezes nas histórias da DC Comics, uma das mais recentes em Superman All Star de Grant Morrison, tentando impressionar Lois Lane. Era personagem frequente na era de prata, sempre medindo forças com o Superman.
Magog
O personagem de Gênesis* possui sua versão na DC Comics. A relação entre os dois não é muito clara, mas basta ler Reino do Amanhã para saber o que Magog fez ao mundo durante o retiro do Superman.

“Um amigo”
Aparecendo pela primeira vez em Motoqueiro Fantasma #9, esse personagem foi uma clara tentativa de equilibrar a batalha pela alma de Johnny Blaze.
E isso não é uma metáfora, apesar de não ser em nenhum momento apresentado com algum nome, o personagem obviamente é Jesus Cristo; afastando Satan e seus seguidores dando muitas oportunidade para Blaze recuperar  a sua alma. Isso tudo até a edição #19, onde foi revelado que não era Jesus, na verdade se travava de um falso Jesus, criado por Satan para bagunçar a cabeça de Blaze.
Esse Príncipe das Mentiras cada vez mais… Ardiloso
Mefisto
A Marvel não parece se decidir se Mefisto é a personificação do Capeta na sua dimensão ou não, já que aparentemente o personagem é “apenas” um dos herdeiros ao trono do Inferno (que no caso é um recinto dimensional). Mas ao que tudo indica até o momento o Vermelhão é o mais próximo disso, fazendo pactos, roubando almas e rompendo o casamento do Homem-Aranha.
Se o demônio da Marvel não for o Mefisto, certamente é o Joe Quesada.
Lúcifer
Se a Marvel tem vergonha de assumir que possui uma versão do coisa ruim em seu Universo, a DC escancara a sua. O Último dos Caídos  é um personagem que transitou durante muito tempo entre as histórias do Universo principal da DC e a linha Vertigo, chegando a ganhar um título próprio durante seis anos.
Deus
Seja na forma do Yewah da DC, ou o One Above All da Marvel Comics, o Senhor Todo Poderoso está presente no universo dos quadrinhos, mas só a Image teve coragem de criar um personagem chamado propriamente de Deus, dar uma forma específica para ele e ainda colocá-lo socando o Diabo na capa de uma edição de Savage Dragon!  Já dá pra imaginar o barulho que isso causou na época, não?

Via: Legião dos Heróis
*Talvez a referência seja a de Gênesis 10:2, onde cita-se os nomes dos filhos de Jafé, dentre eles "Magogue".